31 julho 2008

DAR!

Bem que poderia ser uma sigla, né?


DAR - Departamento do Amor Recíproco

Mas não é não, é apenas o verbo mesmo. Fazer doação, ceder gratuitamente.

Só dá quem tem, afinal como daria se não tivesse o que dar, não é mesmo? Logo, damos, quando damos, de nossas posses, do que temos. E o que são as posses senão coisas que guardamos com medo de precisar.

E quantos já estão nesta hora, a hora da precisão, hora em que estão precisando, mas ninguém dá???

Tem gente que dá tudo o que tem, tem gente que é pobre e diz "eu não tenho nada", mas na primeira enchente diz para o repórter da TV: "Olha só, perdi tudo!"

Uns dão felizes, alegres, outros dão sem pensar no outro, acreditando que o universo conspira contra ele e "tudo que a gente faz volta" então, vamos dar, "vai que eu preciso um dia".

Há quem dê quando pedem e os que dão por entenderem que chegou a hora de dar! Compreenderam o dar sem ninguém precisar pedir, enxergaram a necessidade gritante.
Te pergunto: existe alguma coisa que poderemos conservar com a gente? Levar para o caixão?


Humm talvez isso seja uma grande dica do que realmente é importante na vida, não é não?


Creio que vivemos com as mãos sempre prontas para pegar mais, ter mais, com garras. Quando seria melhor viver com mãos abertas, palmas expostas, DAR!

Atos 20.35 "Mais bem-aventurado é dar que receber"


Ps.: Seu armário é prova viva que você pode DAR!
* Inspirado em O Profeta, de Gibran Khalil Gibran

30 julho 2008

ANDRÉ!

André é um brasileiro que morava no sul do país e foi "tentar" a vida nos EUA. Estava lá há 08 anos! Namorava outra brasileira, Camila, com quem teve 02 filhos!

Com tanto tempo de EUA ele já devia ter seu Green Card (documento que o torna residente legal nos EUA), mas não tinha. Por que? Porque já havia sido flagrado pela polícia, foi detido por dirigir sem habilitação.

Ah, já havia se envolvido também em uma briga com sua namorada, a Camila. Briga que foi parar na polícia também! Logo ele já era reincidente e conhecido do pessoal da delegacia de Massachucets, estado onde André, Camila e seus dois filhos viviam.

Um belo dia André dirigia ao lado de sua namorada quando foi surpreendido por uma blitz! Um filme passou rapidamente na cabeça do André e ele pensou "se eu for parado pela polícia de novo eu vou parar na cadeia e jamais consigo meu green card", decidiu tentar fugir.


Começou a perseguição... entendendo que se tratava de um bandido, o policial disparou tiros contra o carro de André. Camila se abaixou e conseguiu se livrar, já André, André não precisará mais de green card! André foi morto a bala.

Essa história aconteceu há uns anos atrás.
O que passa pela sua cabeça com um notícia dessas?
Eu fiquei pensando como isso tudo começou?

André foi ilegal para os EUA (primeiro erro); dirigiu sem carteira e foi pego (segundo erro, consequência do primeiro); brigou com a namorada a ponto dela dar queixa (outro erro); quando viu a blitz "pensou" que jamais teria o green card, decidiu fugir (erro final e fatal)!


Salmo 42.7 "Um abismo chama outro abismo".








Ps.: "só essa vez"

28 julho 2008

JANELAS!

Ah vai, todo mundo sim! Ou vai dizer que você nunca ouviu aquela musiquinha: "Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada..."

Bem, essa casa não tinha nada mesmo. Eu proponho uma casa apenas sem janelas! Tenta pensar numa casa assim, sem janelas!

Amanhece o dia, o sol vai nascendo, iluminando tudo  menos você e todos que estão dentro da sua casa. Afinal, não tem janelas! E aí, te pergunto: tá escuro aí dentro?

Ali você não tem a menor noção se é dia ou noite. Agora pra você tanto faz, afinal não tem janelas! Se te perguntam: Vamos almoçar? Você dá com ombros e diz "por mim podemos até jantar se quiserem!"

Já não há mais hora ou horário, já não há certo ou errado. Dormimos durante o dia, brincamos durante a noite, almoçamos no jantar, jantamos no café da manhã. E o café da manhã? Ah, esse agora é sobremesa!

CHEGA!!!


Pegue a maior marreta que encontrar e vamos juntos quebrar algumas paredes e fazer JANELAS! Várias, muitas mesmo, o necessário para que toda luz suficiente entre nessa casa triste e escura.

Meu convite é para que você SEJA UMA JANELA!

Onde estiver, no trabalho, em casa, com os amigos, se divertindo, trabalhando ou em qualquer lugar. Sabe por que? Porque a janela é por onde entra a luz! E a luz, pôxa, a luz anima, dá vida, norteia, esquenta alegra, estimula e o principal disso tudo: ilumina!

Talvez os lugares onde você está podem estar meio escuuuros, a turma esteja trocando almoço por jantar e quem sabe café da manhã por sobremesa, mas por mais gostoso que isso possa parecer na verdade, banana split de manhã não é certo!


Estão todos perdidos, precisando de uma abertura que traga luz, UMA JANELA!

Vai lá janelinha! Deixa a luz de Deus passar por você trazendo assim a claridade de que eles tanto precisam. Só assim perceberão o quão escuro estava a casa, o trabalho, as opiniões, os apetites, a VIDA!

João 1.5: "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela."


Ps.: Janelas, atenção com as cortinas!

25 julho 2008

BEIJING!


Não é nenhuma manifestação de carinho feita com os lábios, mas o local onde aconteceram as olimpíadas, em Pequim! Beijing = Pequim (em português).

Atletas preparados, ingressos vendidos, lugares garantidos. Milhões de pessoas assistindo as transmissões de diversas modalidades esportivas, uau...olimpíadas, realmente o máximo!
Mas vem cá... dá uma olhada ao seu redor. Não...não onde você está agora, mas no mundo, nas coisas, na criação e principalmente nas criaturas. Já reparou que nenhuma outra criatura faz o que nós fazemos?


Senão vejamos...

Você já viu grandes leões, já mais velhos, vários, experientes, sentados atrás de uma bancada, analisando cada movimento e o desfecho de uma caçada de leões mais jovens?

Seria tipo assim...

O narrador diria - "Bem felinos da Rede Lion, falamos ao vivo direto da Savana Jungle-Hot em mais uma transmissão da modalidade: Caçada em 100 metros rasos. Começou!

Olha lá... se prepara o leão, lambe suas patas, preparou, saiu..... vejam como corre o danado. Não há chance para a gazela que foge. Ela não irá suportar tamanha velocidade!

É incrível! Saltou... olha lá agarrou... mordeu! Impressionante! Vejam vocês, felinos... espetacular a forma como Mufazar (o nome do leão) correu, atacou e mordeu sua presa! Vejamos as notas..."

E então os leões experientes que comentamos, levantam suas plaquinhas com as notas:



Voilà! É ouro para Mufazar e sua caçada espetacular!

Animais não fazem isto, mas nós sim. Porque fomos criados para adorá-lo, para ter satisfação em algo grandioso, eterno. Seres humanos são adoradores!


Seres humanos são instintivamente adoradores! Feitos para Deus, projetados especialmente para isto, para reagir a glória de Deus em louvor e adoração, eternamente.

Na queda, quando todos nós pecamos em Adão e Eva, nossa imagem ficou turva, mas não deixamos de ser adoradores. Porém deixamos de adorar à Deus e passamos a adorar coisas coisas, pessoas, sentimentos.

Não é errado torcer nas olimpíadas, mas o exemplo ajuda a gente a entender porque admiramos o forte, o outro, o belo, o que nos supera!

Romanos 1.23 e 25  "e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível... Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!"


Ps.: Agora te pergunto, quem é o Rei da selva, o leão?
*Adaptado da pregação do Pastor Ted Tripp, na 27º Conferência Fiel.

23 julho 2008

Benchmarking!

Benchmarking, fala sério, o que é isso, hein? É em inglês!
Hoje em dia muitas palavras que usamos, as usamos como são em inglês.
Por exemplo: show!

Tá mas o que é Benchmarking?

Essa expressão é bem comum no mundo dos negócios. As empresas, assim como você, fazem muito Benchmarking. Talvez sem saber, mas você faz Benchmarking sim! Benchmarking tem a ver com marca de nível, marca comparativa ou referência.

Deixa eu tentar explicar, vai...


Há um tempo atrás um Banco lançou um cartão de crédito que diferentemente dos pontos que lhe dão direito a viagens ou produtos, esse oferecia crédito em dinheiro! Nada mais do que reverter um percentual de suas compras no cartão de crédito em dinheiro vivo. Ah, outro diferencial, esses créditos não expiram.

Outros Bancos com certeza terão como resultado de seu Benchmarking, esta nova referência, a baliza mudou, já não são mais apenas pontos ou milhagens, entende? Agora eles terão que "imitar" ou superar essa nova referência. Esse Banco SURPREENDEU seus clientes com esse lançamento. Percebe o que é Benchmarking? Soa como uma pesquisa para que você se posicione no mercado, entende?

Pronto, agora talvez fique mais claro...

Sabe quando você vai estacionar seu carro? Aquela vaga famosa: baliza? Isso mesmo. Pois bem, você normalmente se apóia em algumas referências para estacionar, não é?

Você olha para o carro de trás, para o da frente e vai tentando colocar o seu carro na vaga. Ou seja, você se posiciona tendo por base algumas referências. São suas balizas! Assim você estaciona sem bater. Pronto, isso é sentido do Benchmarking no mercado corporativo.


Para nossas vidas, Quem é a melhor baliza, a referência maior?


Jesus Cristo!

Fazer um Benchmarking tendo por referência Cristo, nos ajudará a estacionar, mesmo em vagas difíceis!

Levítico 11.44: "...e sede santos, porque eu sou santo..."

Ps.: Esterça tudo pra direita.