25 novembro 2008

ANIVERSÁRIO!

Hoje é aniversário do meu PAI!
Gege, Getulhão, Getúlio, Papai, Meu Pai, êta homem bom. Dizem que mãe que baba pelo filho é coruja e e filho que baba pelo pai é o quê?

Tenho aprendido com meu pai, viu!

Ele me mostrou principalmente que ninguém é nada, pois ele, pelo próprio exemplo, não se enclausurou num mesmo estilo a vida toda, não. Ele mudou e mudou bastante e têm mudado ainda hoje.

Ele é assim, melhor a cada dia. Ele se tornou mais presente, mais pai, mais amigo, mais confidente, mais humilde, mais ouvinte, mais legal, mais gordinho, mais feliz também, hoje ele é muito mais alegre do que antigamente, ichi, muito mais! Nem se compara.

Já teve dinheiro e achava que era feliz, já perdeu muito dinheiro e também não ficou nada feliz, hoje é feliz com o que tem, sem se importar com dinheiro.

Ops! Notei que eu falei gordinho ali atrás, né? Olha só como ele não É nada! Ele, por exemplo, nunca foi muito fã de esportes, mas agora, olha aí, tô falando... ele está malhando quase todos os dias! Alguém poderia dizer "O Getúlio é sedentário" ô ôu não é mais, mudou, melhorou agora ele pratica esportes.

Confesso que pra mim fica fácil obedecer a um dos 10 mandamentos da Bíblia...

Êxodo 20.12 "Honra teu pai e tua mãe".

Ps.: Ra-ti-bum...Getúlio, Getúlio, Getúlio!

PIRATA!

Há algum tempo atrás estourou um filme que foi um sucesso: Piratas do Caribe! Johnny Depp como um pirata pra lá de gozado um tipo de herói malandro.

Bem, não sei se você teve a oportunidade de assistir ao filme, mas quero apelar para sua imaginação e juntos pensarmos em um pirata...

Um pirata legítimo tem sempre um papagaio ao seu ombro, certo?

Um verdadeiro pirata tem sempre um belo tapa-olho, certo?

Um pirata típico tem um gancho no lugar de uma das mãos!

e...

Um pirata que se preze tem uma perna de pau! Fechou?

ok!

Nunca vi um pirata mais bíblico do que este! Não tá entendendo o que estou tentando dizer? Afinal, o quê tem a ver um pirata com a bíblia?

Marcos 9.43,45 e 47...

“E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível”

“E, se teu  te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno”

“E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno”.

Sem mão, pé ou olhos, mas rumo ao céu!

Ps.: PRuuuu....paco, Loro!

18 novembro 2008

PRÁTICO!

Grande parte da minha família é de Goiânia capital de Goiás. Vários primos optaram como carreira e profissão a odontologia, ainda assim MORRO de medo de dentistas.

Alguns deles traçaram a seguinte estratégia: ir para o interior do estado e tentar por lá a profissão. Entretanto no interior o que mais se vê são os PRÁTICOS! O que é isso?

Práticos são pessoas que trabalham com algum dentista por algum tempo como auxiliar e com o passar dos anos se sentem aptos a atuarem na área como se dentistas fossem.

Alguns até estudam por conta própria, compram livros, lêem e tiram algumas dúvidas para tentarem se aperfeiçoar, mas como PRÁTICOS.

"Ah! Entendi, prático é um dentista autodidata!"
Ops! Hã Hã, dentista é dentista e prático é prático.

Prático só será dentista se freqüentar uma faculdade de odontologia e conquistar seu diploma como odontólogo em uma escola reconhecida para emissão de tal diploma.

Ou seja, a autoridade é dada por quem é capaz de fazê-lo! Hum....agora eu entendi, então seu primo lá du goiás, tinha que lutar para fazer o nome, competindo com gente que nem dentista era e por isso esses práticos cobravam mais barato e tomavam a possível clientela de forma desleal e mentirosa!

Voilà! Isso mesmo, cara pálida!

É mais ou menos isso o que ocorre no meio evangélico. O nome de homens e denominações sérias são jogados num caldeirão só como se igual fossem, quando na verdade há uma GRANDE diferença, entre o pregadores fiéis da Palavra e os oportunistas.

Mas isto, ou melhor, até isto Deus já sabia que ocorreria e nos avisou...

Judas 4 “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformaram em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo."

Ps.: Abre o bocão de jacaré!

17 novembro 2008

VAIDADE!

O Pecado se envaideceu. Já era. O Pecado se envaideceu. Agora é chique, do momento, famoso.

Poucos notaram essa transição. Foi lenta, morosa, porém eficiente. Saiu dos bastidores da sociedade, estufou o peito e caminhou orgulhosamente até o palco central da vida.

Passou numa loja da Ricardo Almeida, colocou um terno novo e saiu pela cidade de limusine. Virou celebridade. Apareceu na mídia e está dando autógrafos para multidões frenéticas. Vem estrelando no papel principal de todas as novelas da nossa televisão e vive passeando por hotéis de luxo.

Saiu na capa da Caras, foi entrevistado pela Vogue, sorriu para a foto de capa da Veja e foi considerado o mais influente pela revista TIME.


A mudança radical é surpreendente. De um traste odiado e nojento, passou a ser admirado. Desde que se envaideceu, se tornou ainda mais popular. Antes vivia escondido, recluso, e quando aparecia era aquele escândalo… Quer saber? Ninguém liga mais que o Pecado já se prostituiu, mentiu, roubou, matou e escandalizou. Que ele é inconstante, mesquinho, vingativo e rancoroso.

Hoje ele está nos holofotes. Está aparecendo em todos os lares, bares, negócios, palácios e igrejas. Virou Herói Nacional. Rei do Carnaval e da Política.

Estar com o Pecado nunca foi tão lucrativo. Pessoas estão se desfazendo de tudo que têm só para se aproximarem dele. Seu magnetismo é obsessivo, compulsório, cativante. Hipnotizando até os mais resistentes. É tratado com luxos por onde passa e é alimentado constantemente por um povo que o adora.

Realmente, o Pecado não é mais o mesmo. Se embriagou consigo mesmo. Quer parecer algo que não é. Virou marketeiro e obtém sucesso vendendo uma outra imagem de si mesmo. O que mais adora é que lhe passem a mão na cabeça, elogiem, prestigiem.

Já era. O Pecado se envaideceu. Agora é chique, do momento, famoso. E sabe o mais triste disso tudo? Nós compramos a idéia!

Ps.: Espelho, espelho meu...
*Retirado de www.mastigue.com

14 novembro 2008

OBAMA!

Lembro de quando o Obama estava candidato à presidência dos Estados Unidos. Lembro que o caos naquele país na época já era considerado sério, e que precisavam mudar.

O grito de Obama era "yes, we can!" desejando dizer que "sim", ele e sua equipe podiam dar solução ao fundo do poço que os Estados Unidos entraram.

Mister Barack Hussein Obama recebeu status de MESSIAS. Aquele que viria para enfim salvar o povo!


E é bem verdade que ele conquistou a todos com sua história e perfil. Até meu sobrinho de 4 anos quando perguntado sobre quem ganhou a eleição nos Estados Unidos, respondia: "BaLack Obama, titio".

O que têm em comum:

Hugo Chavez na Venezuela;
Fidel Castro em Cuba;
Mahmoud Ahmadinejad para o Irã;
Lula aqui no Brasil? O quê?

Sempre louvados como salvadores no início.

Querido, não se deixe enganar só existe um homem que pode salvar um país, um povo, uma geração, o mundo, você...

João 5.43 "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis."

Ps.: No I couldn't!

12 novembro 2008

ALFORRIA!

Hoje tem alguém lendo esse texto com uma sensação ruimzinha no peito, não tem? Alguém que já se sentiu livre, uma liberdade não sujeita a ninguém, mas agora, ah agora uma flecha acertou firmemente seu coração.

Você está tipo numa escravidão!

É como se eu ouvisse sua voz me dizendo que sua culpa o persegue por toda parte. Um escravo poderia fugir das crueldades do seu Senhor encontrando outra terra, mas você, ah você ainda que vagueasse o mundo inteiro não poderia escapar de sua culpa.

Um prisioneiro ainda poderia encontrar uma lima e se livrar de sua cadeia. Porém você me diz: “Já tentei orações, lágrimas e boas obras, mas nada pôde me livrar das algemas de meu pulso; ainda me sinto pecador e perdido”.

O cativo na masmorra às vezes é livre em pensamento, embora não em corpo; contudo você, escravo é de seus pensamentos. O cativo às vezes esquece de sua escravidão no sono, mas você não pode dormir; pela noite sonha com o inferno, e durante o dia parece senti-lo.

Você busca fazer tudo certo observa todas as instruções e obedece todos os preceitos, mas o fogo continua a queimar. Enfim, faça o que fizer nada parece ser possível para apagar tamanha aflição e dor.

Querido amigo, isto que você sente é a justiça de Deus em plena busca por você mesmo. E feliz é você por sentir isso, porque agora lhe dou a melhor notícia de sua vida:

Você, amigo, é a pessoa por quem Jesus Cristo morreu; por você Ele satisfez a severa justiça; e agora tudo o que deve fazer para obter a paz de consciência, é dizer a seu adversário que o persegue:

“Olhe ali! Cristo morreu por mim; minhas boas obras não o deteriam, minhas lágrimas não o apaziguariam: porém, olhe ali! Ali na cruz erguida; ali pendurado o Deus sangrando! Ouve o clamor de Sua morte! Veja-o morrer! Não está satisfeito agora?”

Filipenses 4.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Ps.: Angústia, tem alguém de esperando na Cruz
Adaptado Redenção Particular de C.H.Spurgeon

11 novembro 2008

MUDANÇA!

Estes últimos dias de férias me fizeram voltar para casa com uma dúvida? Quem mexeu no meu armário? Hora de assumir, vai, foi você? Te explico por que a pergunta.

Saí de férias ouvindo comentários... "Nooooossa, Carlos como você está magro!" bom demais, afinal, alguns anos de casado e emagrecendo... muito bom!

Agora, quando voltei ao trabalho e precisei colocar as roupinhas mais sérias.....iiii já viu, né! Parece que uma costureira invadiu meu armário e diminuiu TODAS as minhas roupas.

Encolhe a barriga, prende a respiração, morde a língua eeeeee.... ufa, abotoa a calça. Na cintura, cintura mesmo, não cabe, é preciso subir um pouquinho senão, sufoco total.

Isto me lembra pecado, vez por outra, você acaba vacilando e pimba: foi-se um pacote de biscoito! Isso, o negresco mesmo, aquele delicioso.

Por isso decidi mudar! Voltar às velhas práticas, esporte, muito esporte, regrar a comida, atenção na escolha e nas quantidades para conseguir me sentir bem.
Sei que você também tem em sua vida alguns desafios talvez bem maiores do que perder peso, lutas com pecados, ansiedades e outros problemas que fecham a visão. Nos sentimos pequenos diante do desafio.
 
Pois bem, amigo, quero lhe dizer parece difícil, mas não é impossível. É como fazer mudança na casa d'gente, no início é muita coisa pra encaixotar, mas faz a primeira caixa, coloca mais uma, vai guardando e quando você menos esperar já está tudo empacotado!

Por mais que por fora, o exterior, não esteja combinando ainda, com a decisão que tomou, lute! Por fora ainda gordo, mas por dentro um magro sadio. Encaixote mais uma, e outra, e a próxima...LUTE!

II Coríntios 4.16 “Por isso, não desanimemos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”.

Ps.: MUDE!

10 novembro 2008

LEMBRETE!

Meu pai tem uma técnica para não esquecer de algum compromisso ou coisa a fazer. Se ele tem que se lembrar de alguma coisa, imediatamente ele troca o relógio de braço. Ou seja, ele sempre usa o relógio no braço direito, mas se lembrou que precisa pegar um documento quando estiver em casa ou buscar alguém em algum lugar tal hora, pronto, ele muda o braço de lugar para ajudá-lo a lembrar.

O incômodo causado pelo relógio no braço atípico ajuda ele a associar a informação que ele precisa lembrar, entende? É o máximo! Já tentei algumas vezes e funcionou. 

No trabalho é a mesma coisa. Quem nunca usou um post it que atire a primeira pedra! Aquele papelzinho retangular, pequeno, colorido, lembra? A gente escreve o recadinho, cola no monitor, na geladeira, na agenda pra ajudar a gente a se lembrar de alguma coisa.

E se eu te disser que Deus não esquece d'gente e tem uma técnica dessas, você acredita? Não, não, nada de fita vermelha no dedo pra lembrar não, outra coisa bem mais simples.

Isaías 49.16 “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei”

Ps.: Hum queria falar outra coisa mas esqueci!

06 novembro 2008

MANUAL!

Com a chegada dos aparelhos domésticos ele ficou mais próximo de nós. Para cada utensílio, lá vem ele, de fábrica, informando como utilizar. Se apertar este botão, acontecerá isso, se não ligar, faça aquilo. São leis que definem as rotinas de funcionamento. E ficamos pensando que deveria existir manual para tudo.
Muitos queriam manuais para entender seus maridos e esposas, como se estes fossem meros robôs. Saindo da esteira em série, com reações pré-definidas como o apertar de um botão. Mas não funciona assim. Somos seres únicos, apesar de termos sido todos feitos à imagem e semelhança de Deus. E isso é realmente maravilhoso!!! Ele nos criou com sentimentos e nos dá a cada dia nossa história que nos faz pessoas com pensamentos e gostos (além de muitas outras coisas) muito particulares e até, por que não dizer, exóticos.
Somos mesmo completamente diferentes, a não ser por um único defeito, que não veio de fábrica, mas que é devido ao mal uso: é o pecado! Agora vejam só: pra consertar esse defeito tem manual. Ele foi escrito muito tempo antes de inventarem aparelhos domésticos, mas continua atual. É um manual que vem geralmente com capa preta e com palavra Bíblia escrita em letras brilhantes. Neste manual você encontra que ações e reações o aparelho original (eu e você) deveria ter, antes de ficar defeituoso. É esse manual que devemos seguir. É como um controle universal, ou uma chave mestra, que serve para qualquer pessoa em qualquer situação. Então não fique com preguiça e LEIA O MANUAL!
E já vou te adiantando uma lei que não só vai fazer você voltar a funcionar perfeitamente quanto vai fazer você modelo de funcionamento para todos que com você convivem.
“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” Romanos 13:8

PS.: E aí? Você já é assim... uma Brastemp?

Este texto não é meu, mas de uma grande amiga, Eliane Borges. Obrigado, Ane!