29 novembro 2010

SIRIRRICI!

Sirirrici!

 

Nos últimos dias, talvez você tenha notado, minha produção de textos por aqui tem diminuído CONSIDERAVELMENTE. Um amigo meu, ainda ontem, me falou: “e aí, Carlão, cadê os textos, cara?”.

 

Afinal houve tempo que a produção era quase diária. Mas me diz aí, teria acabado a inspiração? As idéias se foram de uma vez para não voltar jamais? O que estaria acontecendo? Ou quem sabe o estímulo já não seja o mesmo? E aí, cara-pálida, cadê o velho Carlos Henrique, hein?

 

Pois bem, preciso te confessar que as idéias, os textos e os assuntos continuam borbulhando em minha cabeça. Então o que mudou? Por que não escreve, ora bolas? Se existem T A N T A S idéias assim mãos a obra, ué!

 

O problema chama-se SIRIRRICI! Deixa eu te explicar o que é isso.

 

Quando trabalhei com uma turma muito legal na área de construção civil aprendi algumas palavras beeem interessantes, uma delas: Sirirrici! Se fosse o programa do Luciano Huck, Soletrando, a solicitação para entender melhor essa palavrinha seria: Aplicação numa frase. Vamos lá!

 

“Seu Carlos, Seu Carlos! Eu num vô podê desce modi que eu tô barrendo o treze, tô cum sirirrici demais, depois nóis se fala!” - traduzindo – Sr.Carlos, não poderei descer porque estou varrendo o décimo terceiro andar, estou com muito SERVIÇO, depois nos falamos.

 

Matou a charada? Sirirrici é o jeito simprão de falar serviço, entendeu?

 

Enfim, foi isso o que tem me assaltado o tempo de poder produzir tantos textos quanto surgem: SERVIÇO! Muito serviço! Nunca em meu serviço público tive tanto trabalho. Vai, num começa a quere falar do serviço público. Fato é que por ter tanto serviço e não conseguir escrever, só pra variar, mais uma idéia veio a minha cabeça.

 

Qual tem sido sua prioridade?

Onde você gasta sua energia?

Seu “melhor” tempo é gasto com quê?

O que é realmente importante, recebe sua atenção?

Vale a pena gastar um dia após outro e terminá-lo com a sensação de ter deixado o importante pra trás?

Afinal, o que é o mais importante em nossa vida, o que é o primeiro, o que não pode ser deixado de lado?

 

Voilà! Eis o versículo que ecoa em minha cabeça, vê se te ajuda!

 

Mateus 6.33: buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Alô, Carlão, tá onde? No sirirrici!

24 novembro 2010

CORDA!

Corda!

 

Ouvi essa história e me senti obrigado a te contar...

 

Você já ouviu falar das cataratas do Niágara? São quedas d´água fortíssimas parecidas com nossas cataratas do Iguaçu, lembra? Imagine que estamos navegando ainda na parte que antecede, na parte superior destas cataratas, eu e você num barquinho remando e remando.

 

De repente o barco vira! Eu e você agora à deriva, levados pela correnteza, sem esperança, sem segurança.

 

Eis que tudo muda, uma esperança surgiu! Algumas pessoas que estão na margem do rio nos viram, pegaram uma corda e jogaram pra gente, vupt! Rapidamente agarramos a corda em meio a correnteza e muita água. Agarrado firmemente a corda o pessoal me puxa, e enfim consigo, em segurança, alcançar a margem, ufa!

 

Mas e VOCÊ?

 

Em meio a isso tudo você enxergou um grande e robusto tronco flutuando no rio quando imprudentemente você largou a corda e se agarrou ao pedaço de madeira. A você, entre as opções, o tronco se mostrou maior e aparentemente melhor para se agarrar. Que grande tolice! Você e o tronco foram diretamente para aquele vasto abismo conforme sua imaginação agora mesmo pode ilustrar.

 

Não havia nenhuma união entre o tronco e a praia, NENHUMA!

 

Perceba que a salvação foi proposta a ambos, a corda seria capaz e forte o suficiente para salvar ambos, entretanto você se agarrou ao tronco e este te levou a morte. A corda que parecia frágil na verdade era o único meio de nos levar a praia são e salvos, percebe?

 

Quero te perguntar algo, se fosse possível passar por esta mesma situação novamente você se agarraria com todas as forças a “frágil” corda que nos foi lançada ou novamente ao robusto tronco flutuante?

 

O rio é o mundo em que vivemos, as cataratas a morte, a corda Jesus, a praia é a salvação!

E o tronco? O trono são todas as outras coisas que tentam nos arrancar de Jesus, nosso único meio de salvação.

 

I Timóteo 2.5 “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Acorda!

18 novembro 2010

ESTAÇÕES!

Estações!

 

Há lugares que as estações são bem definidas, no Brasil, nem tanto. Inverno, Verão, Outono, Primavera, cada uma com sua característica peculiar. O que simboliza o inverno seria um floquinho de neve, se fosse verão um solzinho, para primavera flores e no outono a tradicional folhinha seca meio marrom, lembra?

 

Se é tempo de inverno e o clima está frio dá uma fome danada, casacos a postos, guarda-chuva a tira colo e sapatos bem fechados. Se o guarda-chuva ficou, é fim do expediente, voltando pra casa de ônibus e o carro joga água em você enquanto caminha na rua, o dia termina cinza como o céu.

 

Além do mais, não há jornal que tampe ou agasalho que impeça você de se molhar, afinal você esqueceu seu guarda-chuva então só resta chegar em casa ensopado da chuva do percurso empresa - ponto de ônibus – ponto de ônibus – casa. Se tinha escova já era, se o sapato tava limpinho, também já era, a calça que daria pra usar no outro dia iii nem se fala!

 

Mas nem tudo é caos!

 

Chegando em casa você tira de uma vez por todas sua roupa encharcada e corre pro banho, chega no chuveiro e eis a visão do céu: Inverno – Morno – Verão. Fala se não é uma delícia ter o poder de com o simples esticar do braço, lançar mão sobre aquele botãozinho e deslizá-lo com todo prazer até INVERNO. Isso é o máximo!

 

Mão na torneira e eis a glória, uma água longe de ser fria, nem tão pouco morna, mas quente, quentinha escorrendo no seu corpo ainda arrepiado. Fala se existe sensação melhor? Nada como um banho quentinho quando a gente tá com frio ou morto de cansado, não é mesmo?

 

Sabe o que esse banho ensina pra gente?

 

PODER! Éh, poder, poder de com um toque dizer se a água será fresca para um dia de calor, morna quando não tá tão frio assim e quente quando o clima exige. Tudo com um toque e tudo muda como quem comanda as próprias estações!

 

Pois bem, eis Alguém que quero te apresentar, mas Ele não faz isso num simples chuveiro, olha só!

 

Bíblia Sagrada, Livro de Daniel 2.20-21: “Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações”.

 

Esse sim é meu Deus!

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Éh, mãe natureza, já era pra senhora!

08 novembro 2010

DESFIBRILADOR!

Desfibrilador!

 

- pip   pip      pip     pip     piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

- Perdemos o paciente?

- Desfibrilador, desfibrilador, rápido!

- Qual a carga?

- Liga logo!

- TUM!!!

- pip   pip      piiiiiiiiiiiiiiiiii.

- Aumenta a carga, rápido!

- Zip, vai!

- TUM!!!

- pip   pip      pip      pip      pip      pip      pip      ...

 

Lembra dessa cena? Um clássico dos cinemas.

Paciente sem sinais vitais quando de repente arrastam a mesinha do desfibrilador, passam o gel no equipamento e paciente, esfregam um eletrodo no outro, carga e TUM!!! Imediatamente todos os olhares se voltam para os monitores aguardando o resultado – pip pip pip.

 

Nesse caso o cinema imita a vida real, então eu te pergunto; me diz se não tem horas que precisamos de um choque desses pra nos trazer de volta a vida? Dias que são tão amargos que o fato de ser segunda-feira ou sexta já pouco importa o que fica é um gosto amargo de morte, de “ai que saco!” tenho que fazer isso ou aquilo.

 

Dias em que o sol até brilha, mas dentro da gente parece tudo escuro, morto mesmo. Até enxergamos e temos visão que Deus nos dá, mas atravessamos o dia e a vida como quem, com os braços a frente, vai tateando como cego procurando o caminho. A vida já não tem vida, os sinais vitais se foram pelo ralo da última euforia, da última fuga, do subterfúgio, e o que fica? O sonoro: piiiiiiiiiiiiiiiii. MORTO-vivo! Seria isso? Tá bom que a vida não precisa ser uma propaganda de margarina, mas morto-vivo? O que tá acontecendo com a gente, hein?

 

Dá vontade de gritar sim, ACORDA! Quem sabe você já até gritou pra você mesmo – ACORDA! Mas alguma coisa te mantém nesse sono mortífero que dá impressão que já era, perdemos o paciente! Apatia sem tamanho? NADA DISSO! CHOQUE! Desfibrilador! Carga TOTAL!

 

Não se acomode, puxe a mesinha, coloque a carga máxima e continue! Ao seu redor toda uma equipe deseja te ver VIVO, feliz, cheio de vida, pip – pip – pip! A equipe que no exemplo é médica no seu caso é marido, esposa, filhos, amigos e parentes que anseiam te ver VIVO novamente. Ansiosos, olhos fixos no monitor esperando o sinal de vida, o glorioso pip – pip – pip! Viva a vida! Acorde, Desperta! Se Deus ainda não nos convidou definitivamente para com Ele estarmos é porque estamos vivos, então, VIVAMOS! Acorda, oh, amigo, levanta, desperta, VIVA!

 

Bíblia Sagrada, livro de Juízes 5.12:

“Desperta, ... , Desperta, desperta, acorda, entoa um cântico; lavanta-te”

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: pip  pip   pip   pip   …