12 janeiro 2012

A Favela, Jerusalém e o Coração

A Favela, Jerusalém e o Coração!

Sim, sim a gente acaba copiando ou imitando sempre alguém ou alguma coisa, né? O título faz alusão ao nome de uma história famosa, mas na verdade é só porque esses dias essas três coisas se juntaram em minha cabeça.

No Brasil nós temos favelas, várias e em quase todas as cidades. As mais famosas são as do Rio de Janeiro, já apareceram até em filmes!

Algo que me chama atenção nas favelas são os caminhos apertados, as ruelas, as ruas sem saídas, as escadas morro a cima, as passagens, os caminhos que só quem é de lá sabe onde cada uma daquelas vias pode levar.

Nesse momento da minha vida estou morando em Nazaré, Israel. Tive a oportunidade de visitar Jerusalém, uma cidade que tem muita história! E por lá existe uma parte chamada de Old City, cidade velha ou antiga. E por lá também caminhei por caminhos que mais pareciam labirintos, pois só que conhece pode guiá-lo dizendo: “Isso, continue reto e você chegará ao Muro das Lamentações”.

Bem, acho que você já entendeu onde minha comparação chega: ao Coração! Você já se pegou fazendo coisas que até mesmo você duvidou depois? Horas em que nos arrependemos de como temos nos comportado, ou do que fizemos por reação sem uso da razão? Ou então, horas em que você não consegue se identificar, se definir, saber o por quê? Horas em que mesmo sem querer continua fazendo coisas que você não entende?

Pois então, foi nas ruas da Cidade Antiga em Jerusalém que me lembrei das favelas e do meu coração. Pensei que para saber andar bem por ele e entendê-lo, só mesmo alguém que o conheça de verdade, e foi aí que me lembrei de um versinho que acho lindo e vivo repetindo ele em minhas orações...

Salmo 139.23-24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Pela Cruz,
Carlos Henrique

Ps.: Ei, você pode me dar uma informação?